domingo, 10 de maio de 2009

Selecção de Recurso Educacional Aberto a utilizar na Unidade Curricular de Oftalmologia Veterinária

Escolha REA

Com base em pesquisa realizada encontrei no site da Universidade da Flórida, na Faculdade de Medicina Veterinária, numa base de dados que se chama Vetmed Website, um conjunto de apresentações em powerpoint sobre temas relacionados com oftalmologia veterinária da autoria do Prof. Doutor Dennis Brooks.

Dentro das apresentações disponibilizadas selecionei o seguinte Recurso Educacional Aberto para eventual futura utilização na Unidade Curricular «Oftalmologia Veterinária», (4º ano do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária):

http://www.vetmed.ufl.edu/patientcare/documents/optho/sappt/9a%20Small%20Animal%20Glaucoma%201%20hour.pps


Critérios para a escolha

1. Uma das razões que motivou a minha escolha foi o conhecimento pessoal do autor da apresentação, o renome da instituição na área científica em questão e a garantia do elevado rigor do conteúdo e qualidade da informação científica, que pude comprovar quando visualizei a apresentação.

2. Além disso a apresentação está extremamente bem conseguida, bem construída e repleta de esquemas, ilustrações e fotografias que documentam o tema de modo extremamente eficaz, o que se torna apelativo para os estudantes.

3. O tema tratado é controverso e actual, sendo deixadas em aberto questões que são alvo de investigação actualmente tanto em medicina veterinária como em medicina humana.

4. À medida que procurava um REA que pudesse integrar na minha Unidade Curricular pensava de que modo poderia sugerir com ele uma actividade de e-learning para os estudantes. No caso deste REA a visualização da apresentação sugeriu-me a ferramenta a utilizar, visto que várias questões são deixadas em aberto.

Actividade a construir para os alunos da Unidade Curricular

Os alunos devem visualizar a apresentação disponibilizada num local da plataforma Moodle associado a esta Unidade Curricular e participar num Fórum de Discussão criado para o efeito subordinado ao tema: «Perspectivas de tratamento do glaucoma canino versus glaucoma humano e manutenção da visão.»

Caso ainda não esteja disponibillizada esta plataforma, poderá criar-se um blogue para esta actividade, em que se disponibilizará a apresentação e as regras da discussão onde os estudantes deixarão os seus comentários, mas a discussão/diálogo não será tão interactivo.

Para participar nesta actividade o aluno deverá documentar-se sobre o assunto consultando bibliografia adequada e participar no Fórum de discussão com pelo menos 3 mensagens em alturas diferentes, comportando-se o docente como moderador da discussão. As mensagens colocadas no Fórum devem ser relevantes, específicas daquela temática e diferentes das anteriores. Sempre que o assunto abordado seja diferente do anterior pode iniciar-se um novo tema.

Espera-se que haja a criação de um diálogo entre os membros da turma sobre os aspectos mais importantes relacionados com esta temática e a sensibilização dos estudantes para o trabalho individual de pesquisa e de domínio de ferramentas da internet que o e-learning requer.

Por outro lado também possibilita a autoaprendisagem que se revela sempre ser mais recompensadora porque normalmente os conhecimentos adquiridos por esta via ficam para a vida.

Além disso obriga os alunos a procurar elementos de discussão na internet, ficando a conhecer sítios onde poderão ir esclarecer dúvidas e aprender mais sempre que tal se revele necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário