terça-feira, 5 de maio de 2009

Recursos Educacionais Abertos (OERs Open Educacional Resources)

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) disponibilizam para o público em geral cursos e conteúdos, gratuitamente, através da internet.
O conceito foi lançado pelo Massachusetts Institute of Technology, MIT, no ano 2000. Foram colocados à disposição de todos os utilizadores da internet recursos educacionais de alta qualidade, acessíveis a todos, que foram posteriormente traduzidos para outros idiomas e colocados noutras plataformas. Outras Universidades aderiram ao projecto, disponibilizando recursos de aprendizagem aos alunos (aulas online, apresentações, fóruns, jornais digitais) e materiais de apoio aos professores. Segundo o conceito dos REA, a educação deve ser partilhada, acessível a todos e gratuita.

Potencialidades

Permitindo o acesso a todos os interessados a informação de elevada qualidade, reutilizável, traduzida para vários idiomas, os REA tornam o conhecimento acessível a todos os habitantes de todos os países, estratos sociais e estratos etários. Tornam a possibilidade de aceder ao conhecimento transversal, desde que exista a possibilidade de se conectarem à internet.
Permitem a possibilidade de o ensino ser colaborativo e participativo.

Oportunidades

Acesso ao conhecimento disponibilizado pelas Universidades aderentes apor parte de todos ao alunos de todo o mundo;
Acesso a materiais didáticos virtuais teóricos e práticos, animação, simulação, vídeos e formas de avaliação por parte dos professores;
Acesso ao conhecimento disponibilizado a quem não tem oportunidade de estar em ambiente universitário;
Permite conhecer o modo como Universidades de topo reconhecidas internacionalmente direccionam e organizam a sua Investigação.
Possibilitam o debate de ideias e a construção de bases de dados que podem ser actualizadas continuamente e corrigidas nas suas imperfeições, são recursos educacionais dinâmicos.

Riscos

É necessário monitorizar continuamente a qualidade dos conteúdos dos REA sob pena de poderem transmitir informações erradas;
O facto de se estar em ambiente on-line elimina o contacto humano e o contacto com o meio ambiente da Universidade. Este meio ambiente e a troca de experiências humanas propicia o amadurecimento pessoal e profissional, uma vez que a função da Universidade não é só transmitir conhecimento teórico e prático, é também permitir uma vivência que prepara os alunos para a vida profissional activa futura.
A função da Universidade é educar no sentido mais lato do termo, e isso só se consegue com a experiência presencial, que pode ser muito reduzida com o recurso ao Open Courseware (acesso livre e gratuito a todos os conteúdos de todos os cursos).
A questão da propriedade intelectual e dos direitos de autor e dos direitos de transcrição pode revelar-se uma limitação à existência de maior quantidade de REA.

Desafios mais significativos

Fomentar a adesão aos REA por parte de maior número de Universidades.
Divulgar e fomentar a sua utilização por parte de formadores e formandos.
Possibilitar o acesso a computador e a internet de forma generalizada a todos numa perspectiva mundial, para permitir que o conceito de Serviço Público lançado pioneiramente pelo MIT possa ser uma realidade.
Monitorizar conteúdos dos REA para assugurar a sua qualidade científica.
Ultrapassar a desconfiança gerada junto dos professores com perfil mais tradicional permitindo a troca de informação e o acesso aos REA generalizado.
Dialogar com Editoras de forma a criar novas oportunidades no novo mercado de ensino à distância, sem passar necessariamente pela edição de livros no modelo antigo.
Criar novas formas de aprender sem perder a ligação com a realidade, mas sim aprofundando o conhecimento, sem esquecer que a Universidade é um meio de aprendizagem colectivo e não individual.




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